Como definido por Philip B. Crosby em seu livro Quality Is Free, o custo da qualidade tem dois componentes principais: o custo da boa qualidade (ou o custo da conformidade) e o custo da má qualidade (ou o custo da não conformidade).
O custo da má qualidade afeta:
- Custos internos e externos decorrentes do não atendimento de requisitos.
O custo da boa qualidade afeta:
- Custos para investir na prevenção de não conformidade com requisitos.
- Custos para avaliar um produto ou serviço quanto à conformidade com os requisitos.
Custo da má qualidade: custos internos de falha
Os custos de falha interna são custos causados por produtos ou serviços que não estão em conformidade com os requisitos ou necessidades do cliente/usuário e são encontrados antes da entrega de produtos e serviços a clientes externos. De outra forma, teriam levado o cliente a não ficar satisfeito. As deficiências são causadas tanto por erros nos produtos quanto por ineficiências nos processos. Exemplos incluem os custos para:
- Retrabalho
- Atrasos
- Pendências
- Investigação de falhas
- Retestes
- Desqualificação como fornecedor
- Inatividade
- Falta de flexibilidade e adaptabilidade
Custo da má qualidade: custos externos de falha
Os custos externos de falhas são custos causados por deficiências encontradas após a entrega de produtos e serviços a clientes externos, que levam à insatisfação do cliente. Exemplos incluem os custos para:
- Reclamações
- Consertos, trocas e refazer serviços
- Garantias
- Problemas de relacionamento com os clientes
- Perdas por redução de vendas
- Custos ambientais
Custo da Boa Qualidade: Custos de Prevenção
Os custos de prevenção são custos de todas as atividades que são projetados para evitar que a má qualidade surja em produtos ou serviços. Exemplos incluem os custos para:
- Política e programa de qualidade
- Avaliação de fornecedores
- Revisão de novos produtos
- À prova de erros
- Avaliações de capacidade
- Reuniões de equipe de melhoria de qualidade
- Projetos de melhoria de qualidade
- Educação e treinamento de qualidade
Custo da Boa Qualidade: Custos de Avaliação
Os custos de avaliação são custos que ocorrem devido à necessidade de controlar produtos e serviços para garantir um alto nível de qualidade em todas as etapas, conformidade com os padrões de qualidade e requisitos de desempenho. Exemplos incluem os custos para:
- Verificação e teste de bens e serviços adquiridos
- Inspeção/teste final e em processo
- Testes de campo
- Auditorias de produtos, processos ou serviços
- Calibração de equipamentos de medição e teste
Os custos totais da qualidade são, a soma desses custos.
O custo da baixa qualidade para uma empresa pode ser alto e comprometer parte significativa da sua receita. É imprescindível identificar os problemas precocemente para reduzir o impacto nos custos, nos recursos operacionais, na reputação da empresa/marca e, o mais importante, na saúde e segurança dos seus consumidores.
A melhor forma de garantir a qualidade dos produtos/serviços e a redução de custos/desperdícios é através da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
Autor: Ana Paula Bertelle
Farmacêutica/ LSS Black Belt/ Validação/ Gestão de projetos/ Melhoria contínua.
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