CAPA é um conceito dentro das Boas Práticas de Fabricação (BPF) que se refere a ações corretivas/preventivas, foca na investigação sistemática de discrepâncias (falhas, não conformidades e/ou desvios) buscando evitar sua recorrência e é parte fundamental do sistema de gestão da qualidade (SGQ).
AÇÃO CORRETIVA é um termo que engloba o processo de reagir a problemas e não conformidades e aplicar correções. O processo inclui:
- Definição do problema, desvio ou não conformidade;
- Identificação da causa raiz;
- Desenvolvimento de um plano de ação para corrigir o problema e prevenir recorrência;
- Implementação do plano de ação; e
- Avaliação da eficácia da correção.
AÇÃO PREVENTIVA é um processo para prevenir potenciais problemas, desvios ou não conformidades e evitar que aconteçam. O processo inclui:
- Identificar o potencial problema, desvio ou não conformidade;
- Identificar a causa raiz do problema potencial;
- Desenvolver um plano de prevenção da ocorrência;
- Implementar o plano de ação; e
- Revisar as ações tomadas e avaliar a eficácia na prevenção do problema.
A sistemática de Investigação e Tratamento de Desvios/Não conformidades deve fazer parte do Sistema de Gestão da Qualidade e atuar para coletar dados sobre problemas existentes e potenciais, investigar e analisar os dados, determinar causas raízes, implementar procedimentos específicos para evitar problemas semelhantes no futuro e documentar todo o processo.
Uma gestão eficaz da sistemática de Investigação e Tratamento de Desvios/Não conformidades é mais do que apenas um requisito regulatório, é uma boa prática empresarial que traz muitos benefícios para a empresa e seus clientes. Um programa de CAPA pode:
- Melhorar a rotina operacional;
- Aumentar a satisfação do cliente;
- Evitar perdas;
- Fortalecer a reputação da empresa;
- Identificar e resolver rapidamente as deficiências, mitigar fontes de problemas potenciais e preveni-los;
- Ajudar a alcançar a excelência operacional tanto no produto quanto no processo, o que se traduz em maior desempenho e maior receita.
Os principais componentes de um Sistema de Investigação e Tratamento de Desvios/Não conformidades são:
- A identificação do problema, desvio ou não conformidade.
- Avaliação da extensão do problema e potencial impacto no produto e na empresa.
- Desenvolvimento de um processo de investigação multidisciplinar com atribuições de responsabilidade.
- Realização de uma análise detalhada do problema com ferramentas adequadas.
- Elaboração de um Plano de Ação com todas as tarefas que devem ser concluídas para correção e prevenção do problema (CAPA).
- Implementação do plano de ação em prazo adequado para segurança do produto e para evitar reincidências.
- Acompanhamento de todas as tarefas e avaliação da eficácia das ações realizadas.
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